Esclarecimentos importantes sobre "Uma Viagem à procura da Luz"
Escrever um livro congregando artigos de cunho místico que tragam a Luz do conhecimento, principalmente, àqueles que têm interesse em sustentar constante e progressivo estudo sobre “Uma Viagem à Procura da Luz”, não é uma tarefa fácil. Infelizmente uma grande parte das pessoas estão mais interessadas em temas simples ou ingênuos do que em filosofias que enriquecem o espírito, mas são de digestão difícil e complicadas para serem deglutidas pela maioria. Sempre repito as palavras de Paulo de Tarso: “para os adultos carne, para as crianças leite...”
Entretanto o mundo, no estágio em que se encontra precisa urgentemente de gente comprometida com os valores mais altos do caráter humano, da ética e da moral; devemos, portanto, insistir em trazer conhecimento de qualidade para servir como um alimento consistente que possa nutrir e sustentar o espírito, pois o corpo, já de muito tempo, vem sendo altar dos que procuram no fitness um templo para cultuar a própria vaidade.
Isso não quer absolutamente dizer que as academias de fisiculturismo não sejam importantes. Já dizia a sabedoria grega há vinte e cinco séculos que a mente sadia complementa o corpo sadio e saúde é sempre bem-vinda como suplemento para um intelecto saudável; mas é preciso um equilíbrio, pois a ginástica mental e espiritual também são ingredientes respeitáveis para uma perfeita condição de desenvolvimento e progresso na senda evolutiva do ser humano.
Em “Uma Viagem à Procura da Luz” pretendo, como autor, elaborar uma espécie de bússola que norteie o leitor interessado, convidando-o a estudar filosofias ou religiões ou a vida de alguns personagens conhecidos no meio do ocultismo, esoterismo, ensinamentos dos mestres ou misticismo, com artigos ecléticos sobre tais temas, dando visibilidade a diversas vertentes e caminhos para aprofundamento de quem deseje seguir e conhecer o assunto que mais lhe desperte o interesse. E nesse caso encontrará uma luz que lhe permitirá enxergar com maior clareza se aquilo que ele leu poderá, realmente, ser de boa utilidade para o seu caminhar.
O verdadeiro buscador é diversificado, ecumênico... estuda as diversas vertentes sem condenar qualquer uma, porém, o faz sem atrelamento ou adoção a uma forma específica e individual de encarar ou explicar os fenômenos divinos. Um verdadeiro mestre não está à procura de prosélitos, mas de novos adeptos para formar novos mestres que continuem a guardar a chama sagrada do conhecimento. A maestria não é privilégio de uma religião específica... em todas elas houve aqueles que se destacaram pela iluminação e pelo bom-senso e, portanto, trilharam o caminho que nós, os místicos, chamamos “A Senda” que, dentro de uma forma digna nada mais é do que a devotada procura para superar o peso incrível de nossa matéria densa e alcançar a sublimação, o encontro do “eu” prenhe de paixões, com a mente espiritual, leve e virtuosa, grande objetivo de nossa jornada terrestre.
Alegoricamente, o “start-up”[1] da humanidade vem com o “Fiat-Lux”[2]. Por isso no caminho do conhecimento o símbolo da Luz tem um significado tão importante. Ela ilumina o pensamento, clareia o cérebro e dissipa a escuridão em nossa ascensão espiritual. É o motivo pelo qual batizamos nossa obra como “Uma Viagem à Procura da Luz”.
Inúmeros estudantes do ocultismo adentram ao exame dos temas propostos em compêndios de literatura esotérica procurando a chave que abre “todas portas do templo”, ou melhor, o conhecimento mágico capaz de elucidar magias e informações secretas que tal ciência pode suprir.
Contudo, se esquecem de que a evolução do homem em sua condição imaterial, não está em fórmulas mirabolantes nem em bruxedos ilusórios; está no íntimo de cada um e não se prende a fórmulas secretas, tampouco a conspirações mágicas, mas a comportamentos éticos que compreendem uma moral ilibada com atitudes destacadas dentro da sociedade em que vivemos. O conhece-te a ti mesmo, fartamente explicado em nossa obra anterior[3] é um dos caminhos para iniciar a alquimia mental, transmutação dos defeitos em virtudes, que prepara o homem para uma viagem sem hesitação na estreita senda do progresso evolutivo.
Os princípios herméticos escritos ou descritos pelos grandes mestres e hierofantes do planeta nas diferentes idades trazem, de forma bastante velada, porém interpretadas pelos guias ou gurus evidentemente, grandes verdades que vão sem dúvida esclarecer e ajudar a formar o caráter daqueles que se mantém interessados pelo conhecimento ancestral. São postulados que se estendem desde atitudes comportamentais adequadas, até o conhecimento científico que responde a indagações seculares e soam como questões não esclarecidas, mas que a ânsia por respostas as colocam no topo das principais indagações da humanidade.
Portanto é com esse objetivo que “Uma Viagem à Procura da Luz” ganha vida esperando um acolhimento por parte dos seus leitores; é mais um filho que parte com a missão de esclarecer e desenvolver virtudes.
Agradeço àqueles que me ajudaram a produzir esta obra e peço ao Grande Arquiteto do Universo que nos ilumine e guarde em nossa trajetória terrestre.
Fergi Cavalca
Junho de 2017
[1] Partida inicial, começo. (Nota do autor)
[2] Faça-se a luz. (Nota do autor)
[3] Ver “Os doze degraus do Templo Sagrado”. Clube de autores – SP – Adquira em www.clubedeautores.com.br (Nota do autor)